
Fenômeno da “Viração”
Um fenômeno bastante característico na região é a denominada “viração”, uma espécie de névoa que inesperadamente, surge por todos os lados, fazendo com que se perca os pontos de referência e podendo ocasionar a desorientação de grupos. Um céu límpido e cristalino pode ser substituído por esta neblina rapidamente. A viração é uma neblina espessa, resultado do choque térmico da massa de ar fria da serra com o calor vindo do litoral. Ela alcança a borda do planalto, mas não avança devido à diferença de temperatura.
Dentro deste nevoeiro muitas vezes não se enxerga além dos dois metros de distância. Além disto, a viração também faz cair bruscamente à temperatura; esta situação somada a estar em um local extremamente úmido e a mil metros de altitude pode ocasionar situações de risco caso não esteja preparado.
Se por acaso você se perder na viração, não ande a esmo. Espere o tempo melhorar antes de retomar a caminhada,especialmente porque próximas à borda dos cânions existem fendas disfarçadas pelo capim, pedras escorregadias e muito musgo e líquens. Saiba também que a viração poderá durar até o dia seguinte.